CANJICA TRADICIONAL. Basta chegar esse tempo de festa junina, para despertar aquela vontade gostosa de comer canjica. Mas não é qualquer canjica é a canjica tradicional e bem encorpada da família, com leite condensado e creme de leite.
E o melhor de tudo é que é fácil de fazer. Você vai precisar de um certo planejamento é verdade, uma vez que é preciso deixar de molho. Mas se você não deixou de molho e quer fazer também dá com dica MARA no final do preparo. Jeitinho para fazer, naqueles dias em que a vontade de comer canjica é tanta que a gente não quer esperar nem um segundo. Vamos lá ?
INGREDIENTES:
- 2 xícaras de chá de Canjica de Milho (usei 1 de milho amarela e outra de milho branco)
- 2 litros de água
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 litro de leite
- um pouco de Cravo-da-Índia e Canela-da-China em Casca a gosto
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
COMO FAZER CANJICA TRADICIONAL:
- DEMOLHA: Em primeiro lugar deixe a canjica de molho em uma tigela com água por no mínimo 2 horas até 24h. Eu deixei a canjica de molho na noite anterior (porque quanto mais tempo de molho mais rápido ela cozinha). Então escorra a água e descarte a água do molho (que vai estar esbranquiçada)
- PANELA DE PRESSÃO: Leve a canjica ao fogo em panela de pressão com 2 litros de água misturados com 1 xícara de chá de açúcar.
- Nesse momento adicione o cravo (opcional, não usei porque não gosto) e a canela em pau.
TEMPO DE PRESSÃO: Agora tampe a panela de pressão e cozinhe a canjica por 40 minutos, primeiro em fogo alto até começar a apitar e depois em fogo baixo. Neste ponto tome cuidado para água não secar, isso porque ela contem açúcar e se secar vai caramelizar e podendo até a queimar. - APÓS COZIDA: Depois de cozida, retire do fogo, deixe sair toda a pressão e abra a panela.
- Então confira para ver se o milho está cozido ‘al dente’. Se preferir mais macio, deixe cozinhar por mais 10 a 15 minutos e se preciso for, acrescente mais água. Após o cozimento, boa parte da (ou toda) água vai secar.
CANJICA TRADICIONAL
- Agora junte 1 litro de leite, 1 lata de leite condensado e 1 caixinha de creme de leite.
PARA ENCORPAR: Então com a panela destampada deixe ferver e cozinhar bastante, mexendo de vez em quando, para não grudar no fundo da panela. Deixe até encorpar e ficar cremosa. - E se você preferir a sua canjica menos cremosa e achar que ela tem que ter mais caldinho, deixe cozinhar menos e encorpar menos.
- NA HORA DE SERVIR: Depois que engrossar sirva sua canjica tradicional com canela polvilhada e bom apetite!
DICAS PARA FAZER SUA CANJICA TRADICIONAL:
- CRAVO: O uso do cravo é opcional e como eu não gosto não coloquei.
- SEM DEMOLHA: Caso você não tenha deixado de molho e não tenha tempo de deixar nem por 2 horas. E queira fazer a canjica mesmo assim a dica é após lavar os grãos levar a panela de pressão e cozinhar com 1 e ½ litro de água por 10 a 15 minutos em fogo baixo após apitar. Tomando cuidado para água não secar e queimar.
- Então você vai abrir a panela e começar o preparo normal da sua canjica. ( começando a cozinha-la na pressão e agora sim a água já misturada com o açúcar (siga o preparo acima a partir do 2)
- CANJICA BRANCA OU AMARELA? Usei canjica branca e amarela apenas para ficar mais bonitinha. Você pode fazer somente com o milho amarelo ou somente com o branco (veja AQUI ) ou juntar os dois como eu fiz neste. O sabor não altera, pelo menos para mim.
- COM COCO: Se desejar variar o sabor desta preparação, acrescente um vidro de leite de coco e 100g de coco ralado após acrescentar o leite condensado. Veja AQUI como fazer com coco
- DÁ PARA CONGELAR? Dá sim, ela fica igualzinha e ainda dura por até 3 meses. Para descongelar deixe na geladeira por cerca de 12 horas. Coloque na panela e aqueça.
- NORDESTE: Na região Nordeste do país esta receita é conhecida como Mungunzá.
- Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta Canjica Tradicional pelo INSTA, AQUI Então vem a gente!
E se você gosta de receita junina, não pode deixar de experimentar este Arroz Doce de Caramelo, AQUI.
Obrigada e até a próxima receita, Natalia Posses
.