Massa de Bolacha, base para tortas é montada com manteiga e farofa de bolacha, aqui, é uma massaassa versátil e ideal para preparar tortas doces e cheesecakes.
A bolacha pode ser qualquer uma da sua preferência, tanto maisena, quanto maria, chocolate ou champagne, bolacha ao leite e até bolacha salgada como cream cracker ou folhata. Só que aí a indicação é para torta salgada substituindo a tradicional massa podre, aqui.
A maneira mais prática de preparar a farofa é levar as bolachas ao liquidificador bater na função ‘pulsar’ e tritura-las até que vire uma ‘areia’, aqui. Pode ser feita em ponto de: ‘areia fina’ ou ‘areia grossa’, conforme a utilidade que vamos dar a ela, ou do gosto do freguês
Outra maneira de tritura-las é envolver as bolachas num pano de prato limpo ou saco plástico. Depois esmaga-las ou com o auxílio do rolo da massa ou martelo de carne ou até mesmo dando socos com o próprio punho, até ficarem reduzidas a areia.
Para obter o ‘ponto de uma farofa ‘areia fina’, devemos triturar por um pouco mais tempo no liquidificador e se quiser garantir pó bem fino basta passar na peneira.
Para o ponto de ‘areia grossa’, liquidificamos um pouco menos, eu particularmente prefiro a farofa ponto ‘areia grossa’, com mini pedacinhos, acho que confere uma crocância e uma textura muito mais interessante a massa.
INGREDIENTES:
São 2 ingredientes, na seguinte proporção:
- 200g de bolacha para 150g de manteiga sem sal derretida
Para dar uma crocância e um sabor inusitados você ainda poderá acrescentar:
- 3 colheres sopa noz pecã levemente triturada, grosseiramente amassadas
- 2 colheres (sopa) amêndoa levemente triturada, grosseiramente amassadas
lembrando que a bolacha, pode ser: MAISENA, OREO, NEGRESCO, AO LEITE, CHAMPAGNE, PASSATEMPO, CREAM-CRACKER, FOLHATA …
MODO DE FAZER Massa de Bolacha – Base para Tortas :
Em primeiro lugar derreta a manteiga no micro ondas em potência alta por 1 minuto e junte a manteiga derretida com a farofa de bolacha. Depois misture primeiro com uma colher, depois com as mãos. Misture sempre rapidamente até a massa lembrar uma ‘farofa grossa’, ao pressionar ela adquiri uma consistência compacta porém se esfarela com facilidade, lembrando uma paçoca.
Caso você for acrescentar as castanhas, junte-as agora na massa, antes dá uma espiadinha no vídeo para ver bem o ponto da massa.
Sempre dê preferência as formas de fundo removível, uma mão na roda, na hora de desmontar.
Agora se você não tem uma, dá para improvisar forrando a forma com papel manteiga, antes de colocar a massa, deixando uma borda de papel para o lado de fora da forma de modo que você consiga puxa-lo na hora de desinformar.
Então espalhe a massa no fundo da forma e monte amassando e unindo as partes, primeiro com auxílio da colher e depois com os dedos.
Ao montar a base, você poderá monta-la com borda ou sem borda e se optar por borda ela deverá ser um pouco mais grossa que o fundo, para suportar o recheio. Se quiser, para variar e aromatizar a massa, dá para acrescentar uma pitadinha de canela ou raspas de 1/2 limão.
Para a torta base de chocolate, ou usamos a bolacha de chocolate ou acrescentamos a massa ½ xícara de chocolate em pó.
massa de bolacha
A maioria das tortas doces são feitas com a massa crua, outras quando parcialmente pré assada Mas podemos utilizar esta massa sem leva-la ao forno. Como por exemplo, para montar mini tortinhas de limão em copinhos de plástico transparente que não podem ir ao forno, aqui
COMO ASSAR? Sempre asse no forno, pré aquecido 180°C por 5 a 10 minutos pré assando a massa ou já asse junto com o recheio por 30 a 35 minutos ou até que a torta esteja dourada e o recheio firme.
- massa crua: Se for usar a massa crua é só monta-la sobre a forma e depois acrescentar o recheio. Caso o recheio precise de forno é só levar ao forno pré- aquecido a 180g graus pelo tempo indicado na receita. Esta massa crua dura na geladeira até 2 dias.
- massa pré assada (5-10min):
Você também poderá pré assar a massa, antes de colocar o recheio. Leve ao forno, pré assado a 180g por 5-10minutos até que a manteiga derreta, neste ponto a torta está parcialmente assada.
Instruções para ‘pré assar a massa’:
Após colocar a massa na forma, coloque uma folha dupla de papel alumínio ou papel manteiga, pressionando delicadamente sobre a massa. Então preencha a forma com cerca de 1 k de cerâmica próprios para assar torta ou use feijão cru, os feijões usados não podem ser reaproveitados para uso comum, a não ser para este uso específico.
Sempre guarde em um pote fechado e na próxima vez que for assar uma torta você já tem seus feijões próprios para isso. Por fim retire os pesos e o papel alumínio ou papel manteiga.
massa de bolacha
CONGELAMENTO Massa de Bolacha – Base para Tortas
- Massas assadas e pré assadas são boas para congelamento e se bem embaladas, duram por até 3 meses.
Quanto qual usar , se ‘massa crua’ ou pré assada? Só seguir as indicações de cada receita e aqui no Monta Encanta, nós, sempre indicaremos, qual maneira ideal a ser preparada , se crua ou se pré assada
Obrigada e até a próxima, um beijão Rosi Seligra