Molho à Bolonhesa, um clássico italiano com carinha brasileira. Quem é que não cresceu com a macarronada de domingo? Quem é que não se lembra do aroma, invadindo a casa logo nas primeiras horas do dia?
Comidinha boa da mamma … da nonna… Molho à Bolonhesa, tem um quê de sagrado!
Lembra a infância, os encontros de família, as reuniões ao redor da mesa, com travessas generosas, fartas. Por vezes ele era servido sobre o nhoque, outras vinha recheando uma lasanha ou cobrindo o espaguete, mas sempre religiosamente presente.
A receita de hoje, é da minha família, receita à moda antiga, da Nonna Teresa, com base de tomate natural, duplo de carne, boi & suína, apurado no fogo mínimo, bem lentamente, por 4 a 6 horas, o que lhe confere toda, mas toda a diferença de sabor.
Apesar do tempo de cozimento, o preparo é rápido e simples. Uma vez no fogo, dá para esquecer-se dele. Deixa-lo lá sobre o fogão, apurando enquanto resolvemos um montão de outras coisas.
INGREDIENTES:
- 1 receita de 2 kilos de molho base pomodoro, aqui.
- 800g de linguiça calabresa sem pele
- 1k de carne moída de sua preferência
- 1/2 cabeça de alho descascada bem picadinha ou amassada
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal e pimenta do reino a gosto
- lascas da casca do queijo parmesão (opcional)
- 1/2 copo de leite integral
- 1/2 xícara de cebolinha fresca picada
COMO FAZER:
- MOLHO:Facilita nossa vida, ter a mão, congelado molho de base pomodoro, feito com tomates italianos naturais, aqui. Muito mais saudável e muito mais gostoso. Vale a pena!
- Mas se você estiver sem a base caseira, dá para substituir por lata de tomate pelado italiano.
- Mais ou menos na seguinte proporção: para cada 200g de moída + 150g de linguiça = 1 lata de tomate pelado. Para a quantidade de carne indicada nesta receita, você vai precisar de 5 latas.
- Os ingredientes, são generosos, em quantidade farta de propósito, pois devido ao tempo de fogão o ideal é após pronto, termos a mais, sobrando para poder congelar. Este molho dura no freezer por até 3 meses. É uma daquelas receitas que ficam melhores ainda, após congeladas.
- CARNES:Comece soltando a carne da linguiça.
- Tem 2 maneiras super simples. A primeira cortamos os gomos da linguiça e apertamos ao meio, a carne sai como quando apertamos a pasta de dente, sabe?
- A segunda, cortamos a pele no sentido do comprimento e liberamos o interior da carne
- Como a linguiça calabresa é montada com a carne do porco em pedacinhos, ao liberar a pele, temos a carne já picada e temperada, pronta para o preparo do molho que muito antigamente não era feito com carne moída e sim com ela bem bem cortada a pedacinhos’.
- Então a primeiro ‘segredinho’ da Nonna Teresa, para este molho, é usar linguiça.
- despreze a pele das linguiças
- Em uma panela, coloque as 2 colheres de sopa de azeite e a linguiça. Deixe dourar por 4 a 5 minutos.
- Segundo ‘segredo’: Sabe a casca dura do queijo parmesão? Normalmente difícil até de ralar? Nós reaproveitamos e colocamos junto no cozimento do molho, o que vai conferir um toque de sabor super especial, mas é opcional, caso você não tenha em casa, não se preocupe, mas se tiver, manda bala que faz diferença e vale a pena.
- Junte 1/2 cabeça de alho, bem picadinho ou amassado.
- Deixe dourar, até que o fundo da panela comece a grudar e formar uma crostinha escura.
- Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
- Então acrescente a carne moída (da sua preferência)
- Misture bem e deixe lá paradinho, sem ficar mexendo paa que não formar água.
- Deixe dourar bem por cerca de 10 a 15 minutos.
- Até que o fundo da panela, forme uma crosta. Esse ‘queimadinho’ é fundamental, é o terceiro ‘segredo’ da Nonna Teresa, que aliado aos demais 6 segredos, irão conferir ‘a diferença’, deste em relação a qualquer outro molho!
- JUNTA TUDO:Junte a Base de Molho Pomodoro, feita com tomates italianos naturais, aqui.
- Abaixe o fogo, para mínimo do mínimo tampe a panela e deixe apurando por no 3-4 horas até 6 horas. Esta é o quarto ‘segredo’, o cozimento lento, tira toda a acidez do tomate, conferindo um paladar para lá de especial.
- Nunca acrescente água, ele será cozido somente com a água dos tomates, liberada devido ao lento cozimento.
- Pode deixar o molho ‘apurar’ bastante mesmo, até ficar encorpado. Mais carne que molho! E nem assim acrescente água, complete com leite integral, e este é o quinto ‘segredinho’. Finalizar com 1/2 copo leite integral. E deixar apurar por mais 5 minutinhos. Então desligue e somente após desligar, acrescente 1/2 xícara de cebolinha picada. (opcional)
- Sexto Segredinho: Não deixe a cebolinha cozinhar, só o calor do molho é suficiente.
Na vida corrida nossa do dia a dia, nem sempre dá tempo de preparar desta maneira tradicional. E para esses dias o Molho Prático à bolonhesa, pronto em 15min, substitui super bem, aqui.
Mas sempre que possível, vale a pena preparar a moda antiga, do tempo que ‘tempo’ não era problema, era prazer.
Espia o vídeo se inspira, apesar de demorado, é fácil fácil fazer.
Experimenta! Se achar que não vale a pena, nunca mais faz na vida, mas aposto com você, após provar a diferença, você vai levar para vida inteira.
Nhoque Recheado de queijo e Caseiro? aqui:
Veja também uma outra maneIra de fazer Molho Tradicional Alla Bolognese, feito com vinho tinto, aqui.
Família reunida para comemorar com Lasanha, aqui!
Montada com este molho, à bolonhesa, bem suculenta, perfeita para encantar a família.
Você vai gostar de conferir. Molho à Bolonhesa
Obrigada pela visita de hoje, Beijo grande RosiSeligra