Como fazer Risoto Perfeito em 10 passos!
10 dicas e truques de Como fazer risoto perfeito! Arroz, um alimento para lá de versátil e muito querido. O mundo inteiro aprecia o arroz. A China, a Índia e o Japão produzem inúmeros pratos com esta planta antiquíssima. O Oriente não come sem e aqui no Brasil, somos grandes devotos deste grão. Arroz com feijão é nosso prato de todo dia.
Na Espanha, tem a paella. Na Turquia o pilaf, receita persa e na Itália, o mais curinga de todos os pratos: o risoto.
Risoto combina com tudo, sua textura cremosa e seus os grãos al dente fazem dele uma receita fácil de agradar. Um curinga, uma vez que pode ser combinado com uma série de ingredientes diferentes.
- risoto de abobrinha com linguiça e parmesão, aqui
- risoto alla pizzaiola, aqui
- risoto caprese, aqui
- risoto à grega, aqui
- risoto de brócolis com bacon, aqui
Caldos e Como fazer Risoto Perfeito
CALDO: Pode ser feito com bases de: carne, galinha, legumes ou peixe. Equilibra com diversos tipos de legumes, harmoniza bem com muitos vinhos e casa em diversas ocasiões, prato perfeito para compor o menu na hora de receber em casa.
Assim como nosso arroz branco, o risoto é um prato simples de fazer e ao mesmo tempo, tanto um quanto o outro, são dois ‘grandes desafios na cozinha’.
Diferentemente do arroz branco, que deve estar ‘bem soltinho, o risoto tem uma consistência cremosa, “all’onda” a clássica ‘onda’ do riso. O ponto do arroz de um risoto deve ser “al dente”. Para isso o segredo é retira-lo do fogo no momento certo e em nenhuma hipótese ele deve passar do ponto.
Para atingir a consistência ideal devemos acrescentar o caldo aos poucos a medida que o arroz seca. Mexer seguidamente com a colher e movimentos de dentro para fora e finalizar com manteiga para ‘dar liga’.
Na prática todas as fases do risoto exigem cuidado e para superar este desafio e não ter erro na hora de prepara-lo:
10 passos de ‘como fazer risoto perfeito’.
- Grão: Comece pela escolha do arroz:
O arroz arbóreo é a variedade mais utilizada, mas preste mais atenção ao tempo do cozimento pois ele passa do ponto com mais facilidade.
O arroz carnaroli, ao contrário, apresenta a vantagem de ter mais resistência ao cozimento, devido a presença de maior quantidade de amilose.
Já o arroz vialone nano, pode se gabar de ter muitos admiradores, em geral nas regiões de Veneto e Mântua, onde é usado em preparações que não apresentam ‘pedaços’ – à parmegiana e à milanesa, entre outros.
- Utensílios: No que se refere aos utensílios para o cozimento, as opniões são unânimes: uma panela pesada e baixa, com fundo reforçado que aqueça o arroz por igual pode ser de cobre, de ferro ou de inox.
- Fogo: Deve ser forte no início (até que o álcool evapore) e médio durante a absorção do caldo, isso propicia um cozimento constante e uniforme em todas as camadas de arroz.
- Caldo: Carne, Galinha ou Legumes :
- O ideal é ter em casa, caldo caseiro congelado. Uma ótima sugestão é congela-lo em copos descartáveis, já na quantidade de uma xícara(250ml). O problema é que ocupa muito espaço no freezer, para que isso não ocorra, diminua seu volume, reduzindo-o até 1 xícara de chá e distribua em copinho descartável de café.
- Na hora de preparar o risoto, basta dissolver com água cada copinho de café até o volume de 1 xícara.
- Continue acompanhando Como fazer risoto perfeito, as dicas são simples mas preciosas!
- Se for fazer uso dos caldos industrializados dissolva cada quadradinho em 3 xícaras de água. Junte o caldo aos poucos, a medida que o arroz for secando. Cerca de 1/2 xícara de cada vez, para que o arroz, embora úmido não fique imerso no líquido.
- Mexa com a colher do centro da panela para fora. Regule a chama do fogo para média afim de que o risoto borbulhe lentamente.
- Alcool: O álcool mais comum usado no risoto, é o vinho branco e seco ou o prossecco. Mas também podemos fazer uso do vinho tinto, da cerveja, vodka e cachaça O álcool tem a função de abrir os poros dos grãos e liberar mais amido. A bebida também serve para puxar todo o sabor do fundo da panela e trazer estabilidade ao prato. O álcool contido nelas, evapora todo, deixando um leve sabor no prato. Por isso, os pratos não têm nenhuma graduação alcoólica, podendo ser servido tranquilamente para as crianças.
- Proporção: Para cada 1 xícara de arroz de risoto, 3 xícaras de caldo.
- Tempo de Preparo: O cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos, após colocar a primeira xícara de caldo. O grão deve estar ‘al dente’, o grão fica cozido mas oferece resistência ao dente.
- Grãos al dente: Para saber se o risoto está no ponto certo, o melhor é enquanto o grão ainda está pouco cozido, mais ou menos 5min de cozimento, morda-o, então você verá um pontinho esbranquiçado bem no centro do grão, porém o ponto correto não é esse.
- Enquanto cozinha, você segue provando de tempo em tempo até perceber que o pontinho branco é mínimo ou que não há mais pontinhos brancos no meio, dependo do seu gosto, mais firme com pontinhos ou menos firme sem pontinhos. Com o tempo você não precisará mais olhar os pontinhos, vai saber de cor o ponto do seu risoto.
- Consistência “all’onda”: O amido que desprende do arroz dá ao risoto uma consistência cremosa, como dizem os italianos ‘all’ onda’: ainda com caldo mas jamais fluida como uma sopa.Risoto que é risoto não pode ser ‘seco’ deve ter uma cremosidade um pouquinho de caldo ao redor, quando servido no prato.
- como fazer risoto perfeito
- Os cozinheiros italianos literalmente não se afastam da panela enquanto o risoto está sendo feito, mexendo sempre no começo e depois enquanto cozinha mexendo de vez em quando. Esta técnica garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido. Quando for receber visitas em casa, para não ficar com a barriga no fogão e poder curtir os convidados, a dica é deixar o risoto quase pronto.
- Desligar 5 minutinhos antes de atingir o ponto ideal, retirar do fogão e deixando-o sobre uma bancada ‘fria’, como mármore, para cessar o cozimento do grão, garantindo assim o ponto do grão. Só não se esqueça de reservar um pouco de caldo para finalizar depois. Na hora de servir, é só ferver o caldo restante e continuar o preparo, por mais 2-3 minutinhos até o risoto ficar al dente.
- Acompanhamentos: Para acompanhar o risoto, carnes são ótimas, mas pode ser consumido como prato único e sem nenhum acompanhamento.
- A bebida depende do tipo de risoto que está sendo feito, risotos mais suaves combinam com vinhos brancos e perfumados como um Chardonay e um Riesling e risotos mais encorpados podem ser acompanhados de um Merlot ou um Pint Noir.
- Tempo total de Preparo: 20-25 minutos
- Tempo de cozimento do grão: 10-15min
Monta Encanta seus convidados, escolha uma boa receita, com os ingredientes que mais lhe agradam, siga os 10 passos de como fazer risoto perfeito e bom apetite!
Obrigada pela visita, até a próxima receita ou dica, um beijão para você , Rosi Seligra.
risoto de filet mingnon – receitinha AQUI
.risoto indiano tandoori, AQUI
.risoto de calabresa defumada com bacon, AQUI
.risoto de calabresa fresca com parmesão, AQUI
risoto de aspargos com laminas crocantes de amêndoas, AQUI
Como fazer Risoto Perfeito em 10 passos!