Carne Peixe e Frutos do Mar

Bacalhau à Zé do Pipo!

0
Please log in or register to do it.

O Bacalhau à Zé do Pipo é  um clássico, o segredo está na combinação de sabores e texturas. O bacalhau suculento é cozido no leite, o que realça sua maciez e sabor. Em seguida, é coberto por um purê cremoso de batatas, também enriquecido pelo leite aromatizado pelo bacalhau e louro, garantindo um toque especial. Para completar, cebolas douradas e alho no azeite trazem um perfume irresistível, enquanto a maionese forma uma crosta dourada e aveludada. Por fim, as azeitonas portuguesas adicionam o toque final de elegância e sabor.

Ainda muito mais do que uma simples receita, esse prato é uma verdadeira herança de Portugal, carregando tradição e afeto em cada garfada. Aliás, criado na cidade do Porto, ele recebeu o nome de seu criador, um renomado chef português. Não por acaso, ele rapidamente conquistou a mesa dos portugueses e, com o passar do tempo, tornou-se presença obrigatória em ocasiões especiais e celebrações.

bacalhau à zé do pipo

INGREDIENTES:

  • 1kg de bacalhau em postas
  • 1 litro de leite, folhas de louro
  • 1kg de batatas e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 dentes de alho dourados no azeite
  • 2 cebolas grandes cortada em meia lua, nem fina, nem grossas e douradas no azeite em fogo médio.
  • Maionese e azeitonas portuguesas a gosto

COMO FAZER BACALHAU À ZÉ DO PIPO

Para começar, dessalgue 1kg de bacalhau em postas com antecedência, trocando a água diversas vezes. Em seguida, cozinhe as postas em 1 litro de leite com 2 folhas de louro e pimenta do reino a gosto, até que fiquem macias. Depois retire o bacalhau e reserve o leite, que será usado no purê.

Agora com o leite reservado, cozinhe 1kg de batatas descascadas até que fiquem bem macias.

Enquanto isso, enquanto a batata cozinha, aproveite para separar as espinhas e a pele do bacalhau, deixando-o em lascas, despreze pele e espinhos.

Nessa hora aproveite também para dourar 4 dentes de alho no azeite até que fiquem levemente dourados e perfumados,  cuidado para o alho não passar do ponto, senão ele  amarga o prato e reserve na própria frigideira.

Então em uma travessa, comece a montagem do  prato, colocando as lascas de bacalhau no fundo da travessa.

Em seguida  espalhe o azeite de alho com os alhos dourados sobre as lascas de bacalhau, tempere com pimenta do reino e reserve.

Agora na mesma frigideira onde você dourou o alho, em fogo médio, doure 2 cebolas cortada em meia lua, nem finas nem grossas, até começarem a caramelizar, não caramelize demais, levemente caramelizadas, elas ainda devem estar ‘al dente’, uma vez que terminarão o cozimento dentro do forno.Então desligue o fogo e reserve.

Após as batatas cozinharem, amasse-as e prepare um purê, adicionando aos poucos o leite usado no cozimento do bacalhau. Tempere com pimenta-do-reino a gosto, ajuste o sal (se necessário) e adicione um fio de azeite para deixá-lo ainda mais cremoso.

Por fim espalhe o purê de batata sobre as lascas  de bacalhau, formando uma caminha de purê, depois  espalhe  com as cebolas douradas e refogadas.

Então espalhe maionese sobre as cebolas e finalize decorando com azeitonas portuguesas.

Por fim leve ao forno preaquecido a 200°C até que a superfície fique levemente dourada e gratinada.

Esse prato é perfeito para ocasiões especiais. Além de ser incrivelmente saboroso, ele traz a tradição da cozinha portuguesa para a sua mesa, conquistando todos os paladares. Prepare-se para receber elogios!

BACALHAU À ZÉ DO PIPO

Se você gostou da sugestão de hoje, certamente vai adorar nos acompanhar também pelo Instagram. Além disso, lá você encontra receitas incríveis em tempo real, cheias de dicas práticas e saborosas. Então, que tal vir com a gente conferir tudo isso? Não perca tempo e veja nossos   STORIES AQUI!

Antes de você ir, que tal dar uma olhada em outras opções deliciosas de bacalhau que separamos especialmente para você? Com certeza, você vai encontrar mais receitas incríveis que valem a pena conferir. É só clicar AQUI para explorar!

Agora, não perca mais tempo e aperte o PLAY para assistir ao vídeo completo dessa receita maravilhosa 😉

Muito obrigada por nos acompanhar até aqui! Até a próxima, com carinho, Natalia Posses e Rosi Seligra.

Laço de presente na porta em tule
Receita de Quindim, classica!